domingo, 28 de fevereiro de 2016

Tratamento Lombalgia

    Segundo JÚNIOR, para o tratamento da lombalgia a fisioterapia dispõe de várias técnicas de tratamento, divididas de acordo com a fase da lombalgia, sendo ela aguda, durando em média de um a sete dias, sub aguda, tendo duração de seis a doze semanas e crónica, acima das doze semanas.

 A termoterapia reduz o espasmo muscular, interrompendo-se o círculo vicioso constituído por espasmos muscular, isquemia, dor.

   A massagem dos tecidos moles tem como principais objectivos, aliviar os sintomas do paciente, principalmente a dor e o espasmo muscular.

  Mobilização e manipulação articular são métodos utilizados no tratamento de dor e diminuição da amplitude de movimento articular, tendo em vista a diminuição da dor e conservar ou aumentar as amplitudes de movimento.

  Muitos métodos conservadores como fisioterapia manual, electroterapia, técnicas de estabilização lombar dinâmica nos estágios agudos da dor, pilates fisioterapêutico, RPG, exercícios proprioceptivos supervisionados e acupunctura, entre outros são tratamentos eficazes na maioria das lombalgias.

Os alongamentos e o fortalecimento muscular também fazem parte do tratamento fisioterapêutico da lombalgia. 

 Baseado no sistema estabilizador da coluna, surgem algumas intervenções fisioterapêuticas para o tratamento da lombalgia. Entre as quais, exercícios para os músculos transverso do abdómen, multífidos e diafragma, os quais Goldby et al. (2006) demonstrou ser mais eficaz que a terapia manual e as orientações para casa em relação á dor, incapacidade e qualidade de vida.

  Da mesma maneira, Rainville et al. (2004) descreveram um programa a longo prazo foi eficaz não só no tratamento da dor e na incapacidade, mas também trouxe aumento de força muscular e flexibilidade, e Ahlqwist et al. (2008) observou a importância da correcção postural durante os programas de tratamento.

  Durante o tratamento aconselha-se o paciente a evitar esforços e não realizar actividades físicas para evitar a dor nas costas e a sobrecarga nas articulações. Assim como ensinar o paciente a ter uma boa postura durante todo o dia e toda a noite, também é uma parte muito importante no tratamento da lombalgia visto que a má postura é uma das causas mais comuns do seu desenvolvimento.

  Para casa, o paciente pode realizar os exercícios executados nas sessões de fisioterapia, e em caso de dor poderá utilizar uma botija de água morna para aliviar a dor, durante aproximadamente 20 minutos, antes de deitar e as massagens de relaxamento também podem ser indicadas para alívio da dor e melhorar a circulação sanguínea local.





Referências:
  • GOLDBY, L. J.; MOORE, A. P.; DOUST, J.; TREW, M. E. A randomized controlled trial investigating the efficiency of musculoskeletal physiotherapy on chronic low back pain disorder. Spine, Philadelphia, v. 31, n. 10, p. 1083-1093, 2006.
  • Junior , M . H Goldenfum, M. A., & Siena,C. (2010). Lombalgia ocupaci onal. Rev Assoc Med Bras,pp 583-589.
  • RAINVILLE, J.; HARTIGAN, C.; JOUVE, C.; MARTINEZ, E. The influence of intense exercise-based physical therapy program on back pain anticipated before and induced by physical activies. Spine, Philadelphia, v. 4, n. 2, p. 176-183, 2004.
  • AHLQWIST, A.; HAGMAN, M.; KJELLBY-WENDT, G.; BECKUNG, E. Physical therapy treatment of back complaints on children and adolescents. Spine, Philadelphia, v. 33, n. 20, p. 721-727, 2008.
  • NIEMAN, DC - Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999.
  • COX, James M. Dor Lombar. 6. ed. São Paulo: Manole, 2002.
  • BUCHALLA, Anna Paula; POLES, Cristina. É hora de atacar o sofrimento. Revista Veja n. 1 737- 6 de fev de 2002.
  • SLEUTJES, Lucio. Anatomia humana: podemos ser práticos e ir direto ao assunto? São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2004.
  • RASCH, Philip J. CINESIOLOGIA E ANATOMIA APLICADA. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
  • KISNER, Carolyn. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3. ed. São Paulo:. Manole LTDA, 2002.
  • Durante, H; Vasconcelos, E.C.L.M. Comparação do método Isostretching e cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 30, n. 1, p. 83-90, jan./jun. 2009. 

Sem comentários:

Enviar um comentário